Localizada no centro de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade contempla um dos maiores acervos culturais do Brasil com mais de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e materiais audiovisuais. Recentemente reformada, contém diversas salas de leitura, além de uma sala de convivência e um auditório.
Fundada em 1925, foi a primeira biblioteca pública da cidade. Atualmente, é a segunda maior do país, superada apenas pela Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Seu atual edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Art Déco, estilo popular no século XX e influenciado pelo cubismo.
Inicialmente intitulada Biblioteca Municipal de São Paulo e localizada em um casarão da Rua Sete de Abril, também no centro, passou a ter o nome atual em 1960, homenageando um dos maiores artistas de nossa história, que sempre sonhou em fazer da arte e da cultura um bem comum.
Atualmente, o local oferece uma vasta programação cultural e gratuita aos cidadãos – encontros com escritores, pesquisadores, artistas, lançamentos de livros, leituras dramáticas, intervenções artísticas, oficinas, saraus, palestras, apresentações musicais, dentre outros.
Acompanhando o processo de revitalização do centro, a Biblioteca passou de 2006 a janeiro de 2011, por um profundo processo de modernização e restauro, reafirmando a meta de tornar a Mário de Andrade um polo de saberes e conhecimentos, provendo a todos o acesso à informação e à cultura.