O Museu dos Óculos Gioconda Giannini é um museu particular localizado na cidade de São Paulo. Foi fundado em 1996 pelo esteta óptico e designer de armação de óculos Miguel Giannini e teve como curador, Hélio Leites. O museu, que é uma mostra permanente, encontra-se sediado em um casarão da década de 1920, hoje tombado como patrimônio, no bairro do Bixiga e sua entrada é gratuita.
O museu conta com um um acervo que possui armações de óculos usados por grandes nomes brasileiros, como Rita Lee, Debora Block, Goulart de Andrade e Hebe Camargo, além de mais de 700 pares de óculos originários do Brasil, China e outros países. Muitos desses acessórios são raros e datam mais de sete séculos, além de réplicas de peças mais antigas.
Integrado à loja do fundador do museu, o espaço é descrito como uma "loja-museu", uma forma recente de integração entre acervo expositivo e ponto comercial.
É apontado como o único museu de óculos do continente americano. O museu é listado no Guia de Museus Brasileiros do Instituto Brasileiro de Museus.
O edifício do museu, chamado na mídia de "castelinho azul e branco", foi construído em 1918, na Bela Vista. Bem tombado, é considerado um imóvel luxuoso. Está localizado próximo ao Museu Memória do Bixiga e ao Theatro Ruth Escobar.
Miguel Giannini começou sua coleção pessoal de óculos por passa tempo através de doações feitas por clientes da ótica da qual era dono, Miguel Giannini Óculos. A coleção era inicialmente um hobby.O museu foi fundado em março de 1996, com a decisão de abrir ao público a coleção pessoal; Miguel Giannini passou a obter cada vez mais peças por meio de leilões e antiquários, como é o caso da peça mais antiga do museu, que foi obtida em um antiquário na Itália.
O Museu, que ocupa o segundo andar do casarão, divide espaço com uma das óticas de Miguel Giannini.
O nome Gioconda Giannini, que faz parte do nome do museu, é uma homenagem à mãe de Miguel.
Rua dos Ingleses, 108
Seg a Sex: 09h às 18h.
Sab: 9h às 13h.