Construída na década de 60, entre as ruas Consolação e Augusta, a Praça Franklin Roosevelt, homenagem do prefeito da época, José Vicente Faria Lima, ao presidente americano, é uma das principais áreas de lazer no centro da cidade nos dias de hoje.
Após recente reforma, a Praça Roosevelt reabriu em outubro de 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado ao público.
Com 200 árvores, o local ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um "cachorródromo", área vaerde dedicada aos animais de estimação, que conta inclusive com um bebedouro para os pets.
Foram construídas também duas guaritas de segurança, uma da Polícia Militar e outra da Guarda Civil, permitindo um passeio tranquilo a qualquer horário.
A praça é frequentada por um público diversificado, mas especialmente depois da revitalização virou um reduto para skatistas por possuir piso liso ideal para realizar manobras e corrimãos como obstáculos.
Situada em uma região repleta de atrações culturais e gastronômicas, nas redondezas da Roosevelt estão situadas várias casas de teatro e bares que oferecem uma programação especial à noite.
Aberto em 1997 como Studio 184 e hoje chamado de Teatro Studio Helena Guariba, em homenagem à diretora e professora de teatro que foi torturada e morta na ditadura, é o mais antigo local ainda em funcionamento a ocupar a praça. Funciona diariamente, das 11h às 23h, e apresenta aos finais de semana as tradicionais peças de teatro.
A Companhia Satyros de teatro vem atuando nos palcos do Brasil e da Europa desde meados de 1989, mas só depois de 2001 o grupo chegou à Praça Roosevelt abrindo dois espaços (Espaço Satyros 1 e 2), com uma programação cênica especial, além de oficinas de interpretação.
O Espaço 1 possui um café na entrada, que funciona das 18h à 0h, chegando até as 2h nos finais de semana, e o teatro, com capacidade para 60 pessoas, que tem uma programação que varia de quarta a domingo. O Espaço 2 no momento encontra-se fechado para reformas, sem previsão de data para a reabertura.
O Espaço Parlapatões foi fundado em 2006 pelo grupo teatral Parlapatões, um dos maiores nomes de espetáculo circense, e abriga atualmente várias peças que relacionam música, circo, comédia e teatro de rua. A casa tem um café-bar, palco para apresentações e sala com capacidade para cerca de cem pessoas.
Há também vários outros pontos de encontro que concentram palcos de teatro com locais de alimentação, como o Miniteatro, o Teatro do Ator e o Teatro Cultura Artística nas proximidades da Roosevelt.