Andar pela Rua Avanhandava é como caminhar por uma pequena vila italiana, com a vantagem de ser aqui pertinho, no centro de São Paulo, em uma travessa da Rua Augusta.
Não é à toa que até mesmo os turistas se encantam com o local, já que das 50 mil pessoas que circulam pela Rua Avanhandava todos os meses estima-se que 60% sejam turistas.
E tudo isso surgiu graças ao sonho do empresário Walter Mancini.
Em 1980, Mancini comprou a Pizzaria Zi Tereza e inaugurou seu primeiro restaurante na Rua Avanhandava, a Cantina Famiglia Mancini. As limitações financeiras dificultaram a decoração do ambiente, e Walter teve de usar a criatividade, criando desde salames feitos de gesso até garrafas de vinho preenchidas com groselha. Até mesmo os quadros do salão vieram da casa do dono.
Em seu primeiro restaurante, além dos pratos do cardápio, havia um buffet de antepastos para o cliente saber exatamente quanto gastava. Walter Mancini foi pioneiro na implementação de uma balança, o que agradou os consumidores, mas nem tanto a concorrência.
Outros diferenciais foram a possibilidade de parcelar a refeição em até três vezes e os cartões-postais oferecidos pelo restaurante, para os clientes mandarem para os seus amigos em qualquer lugar do mundo.
Após 20 anos, o estabelecimento localizado à frente da cantina foi colocado à venda. Walter Mancini comprou o imóvel e deu início ao seu império, inaugurando seu segundo restaurante na Rua Avanhandava, o Il Ristorante Walter Mancini, um local onde sempre há música ao vivo e um cardápio dedicado à alta gastronomia.
E a expansão continuou. Walter Mancini adquiriu outros empreendimentos na rua, que hoje já somam oito estabelecimentos. [...]
Fonte: https://live.apto.vc/rua-avanhandava-que-rua-e-essa/