Localizado no tradicional bairro da Mooca, na zona Leste da cidade, oMuseu da Imigração do Estado de São Pauloé o principal responsável pela preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil em meados do século XIX e XX, e que com seu trabalho ajudaram a construir e a transformar a capital paulista e o país.
Atuando como ponto de encontro de diversas comunidades de imigrantes, as origens do atual museu remontam a 1887, ano em que foi fundada a Hospedaria de Imigrantes, local que tinha como função acolher e encaminhar ao trabalho viajantes trazidos pelo governo. Ao longo de seus 91 anos de atividade, a Hospedaria, que foi fechada em 1978, recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades. As histórias desses trabalhadores continuam vivas, preservadas nos depoimentos, fotos, documentos e jornais que compõem o grande acervo do Museu da Imigração, outrora conhecido como Memorial do Imigrante.
Um dos principais pontos turísticos da cidade, não só pelo valor histórico, mas também por sua arquitetura centenária, o museu conta com ricas atrações, como a parede em que se encontram gravados na madeira mais de 14 mil sobrenomes, provenientes de diversos cantos do globo, de pessoas que passaram pela antiga hospedaria. O espaço conta com mostras de longa duração e outras temporárias, além de um acervo digital.
Museu da Imigração End.: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – São Paulo/SP. Tel.: (11) 2692-1866. Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h. http://museudaimigracao.org.br/