Complexo Viário Ayrton Senna, - Vila Mariana, São Paulo
Obelisco Mausoléu
O monumento funerário, localizado no Parque Ibirapuera, começou a ser construído em 1947, foi inaugurado em 1955, porém só foi finalizado em 1970. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com execução do engenheiro alemão radicado no Brasil, Ulrich Edler, tem 72 m de altura e está no jardim que aponta para a Avenida 23 de Maio, data em que ocorreu a morte dos quatro primeiros revolucionários.
Tombado pelos conselhos Estadual e Municipal de Preservação de Patrimônio Histórico, o Mausoléu guarda até hoje os corpos dos estudantes mortos, além de 713 ex-combatentes. Para preservar a memória da rebelião, cenas bíblicas e passagens da história paulista foram feitas com pastilhas de mosaico veneziano. No Mausoléu também foi escrita a frase “viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre”, em homenagem aos estudantes.
O Obelisco pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Além disso, é possível fazer visitas técnicas em grupo. Elas ocorrem uma vez por mês, e também são gratuitas. Para mais informações acesse o site da Sociedade Veteranos de 32 ou telefone para (11) 3105-8541.
Obelisco Mausoléu
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h. Tel.: (11) 3105-8541. Entrada gratuita.