Av. Pedro Álvares Cabral, S/n - Vila Mariana, São Paulo
Projetado em 1951 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado três anos depois, o edifício da Oca é um espaço expositivo com mais de 10 mil m² e uma das atrações do Parque Ibirapuera, além do Museu Afro Brasil, o Pavilhão das Culturas, o MAM e a Bienal.
Seu nome oficial é Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, em homenagem ao engenheiro e político brasileiro da década de 1950. Já o nome popular refere-se à semelhança da estrutura, que possui formato hemisférico, como a típica habitação indígena, chamada em tupi-guarani de oca.
No interior, o edifício possui subsolo (onde localiza-se um auditório com 129 lugares), térreo e dois andares superiores, todos climatizados e ligados por uma rampa e elevadores hidráulicos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Reformado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em 2000, o local, que chegou a abrigar o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore, hoje recebe diversas exposições e instalações, muitas estrangeiras, durante todo o ano.
Já passaram por ali: Picasso na Oca, a maior retrospectiva já realizada sobre o pintor espanhol na América Latina, Corpos Pintados, Dinos na Oca, Let’s Rock, Luiz Gonzaga, entre tantas outras.
Quem ficou curioso e deseja ir à Oca, possui à sua disposição dez linhas de ônibus da SPTrans, que passam próximo ao parque, além de poder utilizar as ciclofaixas de lazer “Circuito zona Oeste” e “Paulista Centro”, aos domingos e feriados, que ligam ainda aos parques do Povo, Villa-Lobos e a Avenida Paulista.
Serviço:
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – Oca
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h. End.: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 (entrada de carro) ou Portão 1 (entrada de pedestres) – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo. Tel.: (11) 5082-1777/ 3105-6118.